A advogada carioca Renata Cavalcante, graduada em Direito pela Universidade Estácio de Sá, pós-graduada em direito e processo do trabalho pela Universidade Cândido Mendes, Doutoranda em Direito Privado em Buenos Aires – Argentina, bem como membro da Comissão Nacional de Cultura e Arte da OAB-Conselho Federal e membro da Comissão Estadual de Direito da Moda da OAB-Seccional do Rio de Janeiro, com vasta experiência nas áreas cível e trabalhista, acabou direcionando sua carreira para a área de moda.

Com muitos cursos de especialização em direito da moda, além de propriedade intelectual, negócios de moda,  mediação, arbitragem e gerenciamento de conflitos, Renata assumiu a gestão do departamento jurídico de uma das grandes marcas do varejo de moda feminina carioca, com aproximadamente cem lojas distribuídas em diversos Estados.

Orientada por resultados, uma profissional preventiva e positiva além da sua energia contagiante, Renata acabou alçada do departamento jurídico para a diretoria administrativa, passando por operações, controladoria, desde a fabricação até a efetiva venda, gerenciando inclusive os seus múltiplos canais de vendas existentes.

A advogada enfrentou no dia a dia, todos os problemas que permeiam o mercado de moda, desde a pesquisa, desenvolvimento de produtos e coleções, bem como  a gestão de pessoas, a negociação e/ou demandas com centros de compras.

Em um mercado cada vez mais profissional, com grandes talentos criativos, as empresas de moda buscam cada vez mais os profissionais reconhecidos e com excelência na gestão das diversas áreas da moda.

No atual modelo de negócios de moda no Brasil, as questões tributárias, financeiras, autorais, laborais, de meio ambiente e sustentabilidade ainda são grandes gaps para os gestores.

Foi através desta experiência, além da sua percepção aguçada que, após uma aula de legal branding no Rio de Janeiro,  Renata começou a sonhar com essa ideia e assim surgiu o FashionLaw & Retail Brasil.

Com a mesma disposição envolvida em todos os seus projetos, Renata transformou aquela semente em um grande portal de informações, cuidadosamente escolhidas para os profissionais da moda.

Esta é uma plataforma colaborativa que trouxe profissionais das mais variadas áreas da moda e do direito, pessoas com expertise para dividir suas experiências e projetos com os leitores.

Sejam bem vindos ao FashionLaw & Retail Brasil.