A Ordem dos Advogados do Brasil, por sua seccional do Estado da Paraíba, instalou a Comissão de Direito da Moda . O Direito da Moda ou “ Fashionlaw “ trata-se de uma nova vertente do Direito, onde são tratadas grandes discussões sobre o mercado da moda que vão desde concorrência desleal, proteção do design, sustentabilidade, relações de trabalho entre outras.
      A mesma comissão já existe nas Seccionais de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.  A Comissão do Direito da Moda da OAB-PB é presidida pela advogada Carla Juliana Barbosa Lima.
       De acordo com ela,  moda e direito  caminham juntos desde sempre e a cada dia cresce o número de interessados pelo tema.  Ainda segundo Carla,  devido também à chegada das redes internacionais de roupas no Brasil, o setor criou departamentos jurídicos responsáveis por toda a cadeia produtiva.
        No entanto,  a instalação  da Comissão do Direito da Moda vem criando polêmica e não foi bem recebida por alguns advogados daquele Estado. Segundo o Presidente da OAB da Paraíba, Paulo Maia, é natural que surjam críticas negativas no meio jurídico, por  conta do desconhecimento acerca da matéria que envolve o tema.
             Vale lembrar que a moda é o segundo maior setor que movimenta a economia no país. São cerca de 140 bilhões de reais ao ano, sem falar na geração de empregos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *